Tecnologias para tratamento de efluentes
Tratamento de Efluentes Sanitários com Nitrificação e para Reuso
Conheça o sistema de MBBR para tratamento de efluentes
A tecnologia de Tratamento de Efluentes usando MBBR foi desenvolvida na Noruega por ODEGAARD (1996) e consiste na introdução de meio suporte para microorganismos dentro de tanques aerados. A aeração supre a microvida de oxigênio para o metabolismo e, ao mesmo tempo, promove a movimentação do meio suporte, permitindo que o alimento presente no esgoto seja metabolizado. Diferentemente do sistema de lodos ativados, o reator com suporte móvel de biofilme dispensa a recirculação do lodo, permite trabalhar com reatores de menor volume, permite uma versatilidade na utilização de diferentes formas geométricas para o reator, é capaz de suportar a variações das vazões de pico em períodos de chuva, dispensa a necessidade de lavagem ou controle da espessura do biofilme.
As principais vantagens deste sistema de tratamento são:
- Baixo custo de implantação
- Grandes eficiências de remoção de carga orgânica
- Apenas uma unidade de consumo de energia (soprador de pequena potência)
- Boa remoção de nutrientes
- Poucas peças móveis
- Baixo custo de manutenção

COMO FUNCIONA
Peças especiais fabricadas em plástico de engenharia, conhecidas como mídias, com grande relação área superficial/volume e peso reduzido são introduzidas em tanque onde existe a biomassa e fornecimento de ar. Em pouco tempo os microrganismos aderem na superfície das peças e formam uma colônia consistente que se alimenta dos produtos carbonáceos e nutrientes existentes no esgoto. A quantidade de mídias varia entre 30% e 70% da área total do tanque de reação, dependendo de cada projeto.
O lodo que descola das mídias é retido em um decantador secundário e, através de sistema de air lift, retorna para o decantador primário


Mídias de PEAD
Mídia virgem Mídia com lodo
CARACTERÍSTICAS
- Os reatores com tecnologia MBBR são aceitos por várias empresas estaduais de saneamento e podem ser usados para tratar efluentes de várias origens como hotéis, condomínios, loteamentos, indústrias, hospitais e outros empreendimentos onde for necessário o tratamento dos efluentes líquidos.
- disponíveis em modelos para vazões de 10m³/dia a 100m³/dia, que podem ser implantados em paralelo para atingir a eficiência necessária ao uso.
- Podem ser utilizados enterrados ou no nível do solo, permitindo mudança de local facilmente.
- Produzem somente 50% do lodo de sistemas de lodo ativado
- Instalação simplificada, montado pronto para funcionar.
- Podem ser instalados em paralelo para atingir maiores vazões.
Características construtivas
- Fabricado em Fibra de vidro e PEAD (mídias).
- Possuem filtro de carvão ativado para remoção de odores, nos casos em que é necessário.
- Pode também ser usado como tratamento terciário após unidades de tratamento já existentes, especialmente para remoção de nutrientes.
Vantagens
Conheça algumas vantagens desta solução
Pouca área necessária, grande eficiência de tratamento e reduzida manutenção.
Contato
Ficou com alguma dúvida a respeito desta solução?
Envie-nos uma mensagem agora mesmo! Conte com a experiência do Time Verlag.